Home » Saúde » Hemorroidas na gravidez não são motivo de vergonha
Hemorroidas na gravidez não são motivo de vergonha

Hemorroidas na gravidez não são motivo de vergonha

Tempo de leitura estimado: 4 minutos

Ter hemorroidas na gravidez é algo que acontece a muitas mulheres, mas a maioria ainda sente vergonha ao falar com um profissional de Saúde. É, por isso, fundamental esclarecer que pode ser possível prevenir e tratar esta patologia se priorizar alguns cuidados ao nível da alimentação e adotar um estilo de vida saudável.

As hemorroidas são veias localizadas na região do ânus e, quando são submetidas a uma elevada pressão, podem inflamar, provocar comichão, dor, perdas de sangue e exteriorização, conduzindo a uma crise de Doença Hemorroidária. Isto pode derivar de diversas causas, como a obstipação, a obesidade, o envelhecimento, fatores hereditários, o sedentarismo e… a gravidez!

Desenvolver hemorroidas na gravidez é uma realidade na vida de muitas mulheres que, na sua maioria, ainda sente um certo constrangimento em falar do tema com um profissional de Saúde. Não há que ter vergonha porque é comum a grávida desenvolver Doença Hemorroidária, especialmente no terceiro trimestre e durante o trabalho de parto.

Durante a fase de gestação, frequentemente, surgem alguns dos principais sintomas de hemorroidas, nomeadamente: desconforto ou dor na região anal; prurido; exteriorização (prolapso) das veias hemorroidárias; e hemorragia durante a defecação.

Além disso, existem outros fatores de risco a ter em consideração como: a pressão exercida sobre as veias hemorroidárias, motivada pela pressão do feto; o aumento temporário de peso; a obstipação e o esforço exercido nas veias hemorroidárias durante a defecação.

“Para prevenir ou tratar as hemorroidas, é recomendável que a grávida adote alguns cuidados ao nível da alimentação e um estilo de vida saudável. Deste modo, a gravidez poderá decorrer de forma mais tranquila, no que toca às hemorroidas, sobretudo através da prevenção. Por outro lado, é importante que estas medidas sejam sempre acompanhadas pelo médico assistente, pois dependem do quadro clínico que a gestante apresente”, salienta o Dr. Óscar Rebelo, Ginecologista e Obstetra do Hospital do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada.

Três cuidados fundamentais a ter durante a gestação:

1) Ingerir uma maior quantidade de água e adotar uma alimentação saudável e rica em fibras, para prevenir a obstipação e o esforço exercido durante a defecação;

2) Praticar regularmente exercício físico (adaptado à gravidez e à situação hemorroidária), uma vez que contribui para uma boa circulação venosa;

3) Evitar permanecer de pé ou na posição sentada durante muito tempo seguido, para ajudar a aliviar a pressão sobre as veias hemorroidárias.

Em caso de agravamento da Doença Hemorroidária é recomendado procurar um profissional de Saúde. O tratamento pode variar de acordo com a situação de cada doente, sendo que os medicamentos venoativos orais, indicados para o tratamento das crises e prevenção das recorrências de crises hemorroidárias, e os tópicos para um alívio local complementar são as terapêuticas mais utilizadas, em fase de crise. Sendo uma doença com manifestações recorrentes e por vezes incapacitantes, um tratamento mais consistente pode passar pelo tratamento instrumental em regime ambulatório (esclerose; laqueação elástica;…) ou cirúrgico.

Saiba mais em www.ashemorroidas.pt.

Sobre a Servier Portugal

Desde 1978 em Portugal, e atualmente com uma equipa de 150 colaboradores, a Servier Portugal dedica a sua atividade às áreas de Depressão, Diabetes, Dislipidemia, Doença Hemorroidária, Doença Venosa Crónica, Hipertensão, Insuficiência Cardíaca e Oncologia. Somos uma empresa farmacêutica internacional e independente, governada por uma fundação sem fins lucrativos com sede em Suresnes, França. Estamos comprometidos com o progresso terapêutico para responder às necessidades dos doentes e dos profissionais de saúde. Estamos profundamente cientes das nossas responsabilidades para com os doentes, médicos e profissionais de saúde.

Mais informação: www.servier.pt

Partilhar em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.