Tempo de leitura estimado: 3 minutos
A tradicional Feira de São Pedro em Macedo de Cavaleiros, uma iniciativa dinamizadora da economia local, promete nove dias de muita animação. De 28 de junho a 6 de julho, a festa já tem confirmadas as presenças de Daniela Mercury, Gipsy Kings e Wet Bed Gang.
A Feira de São Pedro, que comemora este ano a 40ª edição, com os olhos postos no mundo rural, na construção e no lazer, apresenta-se agora com um novo figurino. Entre os dias 28 de junho e 6 de julho, a feira terá um cartaz musical pensado para atingir os mais variados públicos, mas privilegia também os setores que mais impactam a economia local e outras manifestações culturais, que vão conferir grande animação ao concelho.
O público começa a tirar o pé do chão com Daniela Mercury, a 28 de junho, que cede o lugar no dia seguinte aos blues (e não só) de Legendary Tiger Man. A musica popular portuguesa sobre ao palco no dia 30, com um dos seus expoentes máximos, Emanuel. O duo português Calema toma conta do dia 1 de julho e, dia 2, está reservado para o agrupamento icónico de etnia cigana Gipsy Kings. O dia 3 de julho é dedicado à rádio, com uma seleção de DJ que dará grande andamento às festas e, no mesmo registo, a 4 de julho toma conta das operações o DJ/produtor Diego Miranda. Fecha o cartaz, a 5 de julho, o quarteto de rappers de Vialonga Wet Bed Gang.
Todo o programa foi pensado no sentido de mesclar tradição com inovação. As duas vertentes coabitaram ao longo de toda a feira, seja no espaço expositivo reservado para o artesanato regional, seja num corner com áreas expositivas reservadas à inovação, com a presença de agentes económicos locais que trabalham no desenvolvimento de tecnologias inovadoras. Sem esquecer um espaço de gaming.
A S. Pedro Summit está este ano «transformada» em AquaSummit, abordando um tema cada vez mais premente. O «ouro» do século XXI é um ativo estratégico, mas um bem cada vez mais escasso, pelo que se impõe uma reflexão. A água como fator de desenvolvimento do concelho ocupará horas de debate, onde será aflorado todo o trabalho que o município tem vindo a desenvolver na gestão operacional ao nível municipal, reduzindo consideravelmente aquilo que são as perdas de água.
O setor agrícola tem uma importância fulcral no tecido económico local e regional, pelo que será merecedor de uma atenção especial através do dia da Agricultura, ao qual se associa a Confederação de Agricultores de Portugal, a comemorar por esta altura o seu 50.º aniversário. Por outro lado, a moda terá lugar durante a Fashion Night, abrindo portas à apresentação das últimas tendências.

