Home » iPressJournal » Direitos Humanos em debate na Universidade Católica Portuguesa

Direitos Humanos em debate na Universidade Católica Portuguesa

Tempo de leitura estimado: 3 minutos

A Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa promove, nos dias 17 e 21 de Novembro, no Porto e em Lisboa, a conferência internacional “Celebrar os Direitos Humanos na Europa”, dedicada aos 75 anos da Convenção Europeia dos Direitos Humanos e aos 25 anos da Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia.

Dois dias de reflexão académica

O encontro reúne académicos, magistrados e representantes de instituições europeias e nacionais para debater temas centrais da proteção de direitos fundamentais. Para José Lobo Moutinho, director da Faculdade de Direito, a conferência assume-se como “um momento de discussão e reflexão alargadas sobre a proteção de direitos fundamentais na Europa”.

Sessão de 17 de Novembro no Porto

A sessão no Porto decorre na Faculdade de Direito – Escola do Porto. A palestra de abertura será proferida por Arnfinn Bårdsen, Vice-Presidente do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, sobre o tema “Unidos em torno dos nossos valores: Estabilidade através da democracia, Estado de Direito e da proteção dos direitos humanos”.

O programa integra três painéis:

Direito da guerra, moderado por André Azevedo Alves, com intervenções de Harold Bertot Triana, Ana Soares Pinto, José Alberto Azeredo Lopes e António Frada de Sousa.
Identidade cultural europeia, moderado por José João Abrantes, Presidente do Tribunal Constitucional, com participações de Sofia Pinto Oliveira, Manuel Fontaine, Maria Isabel Tavares e Benedita Menezes Queiroz.
Crise e afirmação do Estado de Direito, moderado por Ravi Afonso Pereira, com intervenções de Natalie Alkiviadou, Sofia Oliveira Pais, Catarina Santos Botelho e Martinho Lucas Pires.

Sessão de 21 de Novembro em Lisboa

Em Lisboa, a conferência prossegue com três novos painéis focados no diálogo entre tribunais, alterações climáticas e desafios digitais.

Diálogo jurisdicional europeu, moderado por Nuno Piçarra, Juiz português no Tribunal de Justiça da União Europeia, com intervenções de Maria José Rangel Mesquita, Francesco Biagi, Gonçalo de Almeida Ribeiro e Inês Quadros.
Alterações climáticas e desafios jurídicos, moderado por Abel Campos, com participações de Pavel Molek, Beatriz Martinez Romera, Heloísa Oliveira, Patrícia Fragoso Martins e Armando Rocha.
Impacto da digitalização nos direitos fundamentais, moderado por Luísa Neto, com intervenções de Francesca Palmiotto, Pedro Garcia Marques, Tito Rendas, Giovanni De Gregorio e Nuno Sousa e Silva.

Encerramento por Koen Lenaerts

O encerramento fica a cargo de Koen Lenaerts, Presidente do Tribunal de Justiça da União Europeia, com a conferência “Ordenar o Pluralismo: o Juiz Nacional, a Constituição, a Carta e a Convenção Europeia dos Direitos Humanos”. A Reitora Isabel Capeloa Gil fará o encerramento institucional.

A conferência é organizada pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e integra o programa comemorativo europeu de 2025. O programa completo está disponível no site oficial da Universidade.

Partilhar em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.